domingo, 24 de junho de 2012

Alcachofras assadas



As alcachofras foram mais uma das iguarias que juntei à cozinha cá de casa quando me mudei para Barcelona. Estão por todo o lado, servem-se nos restaurantes como entrada, seja na brasa ou fritas e são deliciosas!
É uma pena que em Portugal não seja fácil encontrá-las nos supermercados (pelo menos há uns anos atrás) pois é um vegetal altamente nutritivo, com um baixo valor calórico e com propriedades diuréticas, que ajuda o nosso organismo a livrar-se de toxinas e substâncias que não necessita.
São maravilhosas e perfeitas para comer numa petiscada com amigos, pois há todo um ritual para comê-las: começa-se com as primeiras folhas (mais duras) que são arrancadas uma a uma e onde só se come a base da folha. Quanto mais perto estivermos do centro, mais a folha é mole e comestível. Quando já não houver mais folhas, ficamos com o chamado coração, o mais delicioso de toda a alcachofra que justifica a razão por ter-mos demorado tanto tempo com as malditas folhas. =)


Ingredientes:
3 alcachofras grandes
3 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de salsa seca (podem usar fresca)
sal e pimenta a gosto

Utensílios usados:
papel de alumínio para cozinha
Papel de cozinha absorvente
pincel de cozinha

Pré-aquecer o forno.
Preparar a alcachofra cortando os talos, retirar as primeiras folhas se necessário (costumam ter um aspecto seco), cortar as pontas e abrir a alcachofra (costumo virá-las com as folhas para baixo e “esmagá-las” na bancada da cozinha). Deste modo a alcachofra ficará mais aberta entre as folhas e será possível lavá-la melhor.
Lavar bem e deixar secar num papel de cozinha absorvente, com as folhas viradas para baixo. Cortar as alcachofras ao meio.
Num pilão, esmagar o alho, o azeite, o sal, a pimenta e a salsa.
Pincelar as metades da alcachofra com a mistura de azeite em ambos os lados e entre as folhas.
Dispor as metades de alcachofra em papel de alumínio (com a parte cortada virada para baixo) e fechar fazendo uma espécie de bolsa. Levar ao forno durante 45 minutos a 200º graus.


Esta receita dá para 3 gulosos.


1 comentário:

  1. Vou experimentar já esta maneira de cozinhar alcachofras !
    Hoje em dia, já há produtores de alcachofras portugueses e pode encontrá-las na Biocoop, em Lisboa.
    Obrigada !
    Michele

    ResponderEliminar