sexta-feira, 27 de abril de 2012

Gelatina vegetal caseira



Só depois de 3 anos em Barcelona, a importar gelatina vegetal de Portugal, é que me veio a ideia luminosa à cabeça de começar a fazer a minha própria gelatina. Porque é que não me tinha lembrado disto antes? Não tenho ideia, porque é muito fácil, barato e muuuuuito, mas muuuuito mais saudável!
Tenho que admitir que tanto a textura como o sabor são bastante diferentes das que se compram nos supermercados. Ainda que a textura seja um pouco granulosa, o sabor é muito mais verdadeiro, sem nenhum aditivo ou corante e muito menos açúcar.
O ingrediente chave é a alga ágar-ágar, uma alga rica em propriedades benéficas para a nossa saúde. Não só é rica em fibras e sais minerais, como ajuda numa pele mais bonita, dentes, unhas e cabelos mais fortes.
Desta vez fiz com polpa de fruta (para fazer a minha primeira gelatina sem qualquer tipo de conservante), mas podemos utilizar um sumo que gostemos, chá, leite....o que quisermos. O céu é o limite!


Ingredientes:
½ litro de água
4 gr. da ágar-ágar (utilizei em flocos)
1 pacote (250gr) de polpa de manga congelada (podem usar polpa fresca, se preferirem e da fruta que mais gostarem) previamente descongelada.
2 colheres de sopa de açúcar

Ferver ½ litro de água numa panela, e juntar o ágar-ágar, suavemente, para evitar a formação de grumos. Deixar ferver em lume brando por 10 minutos, mexendo constantemente, para que o ágar-ágar se dissolva completamente na água.
Quando estiver totalmente dissolvido, apagar o lume e deixar arrefecer por uns minutos (cuidado para não deixar arrefecer demasiado, pois a água começará a solidificar-se). Juntar a polpa e o açúcar, mexendo bem (quem quiser certificar-se que não haverá grumos, pode usar uma varinha mágica).
Distribuir por formas e levar ao frigorifico (opcional).



Sem comentários:

Enviar um comentário