sexta-feira, 20 de abril de 2012

Biscoitos de resíduo de aveia



Felizmente há cada vez mais uma consciência geral de reaproveitar e evitar o desperdício e podemos fazê-lo também na cozinha.
Foi isso mesmo que fiz quando fiz o leite de aveia. Depois de coado, podemos bebê-lo ou utilizá-lo como substituto de natas, mas... e o que fazer com aquela pasta que fica no coador, rica em fibras e com todas as qualidades próprias da aveia?
Depois de pesquisar bastante pela internet acabei por encontrar a receita de umas apetitosas cookies de resíduo de aveia no blog Chubby vegan.
Fiz alguma alterações, usando apenas o que tinha em casa e mesmo assim, saíram uns belos biscoitos caseiros, deliciosos e sem desperdício.


Ingredientes:
1 chávena de café de resíduo de aveia (equivalente ao que sobra depois de seguir as medidas da receita do leite de aveia) – deixei de 1 dia para o outro no frigorifico para ficar mais consistente
1 chávena de café de açúcar (usei refinado, mas podem usar mascavado)
½ chávena de café de azeite
1 chávena e ½ de café de farinha de trigo
2 colheres de chá de gengibre em pó
sal a gosto
1 figo seco cortado em 5 para decorar (opcional)

Pré-aquecer o forno.
Numa tijela, misturar o resíduo de aveia, o azeite e o açúcar, mexendo bem até formar uma pasta homogénea. Adicionar a farinha, o gengibre e o sal, misturando bem.
À parte, forrar um tabuleiro com papel de prata. Com a ajuda de uma colher, colocar um pouco da mistura no tabuleiro e, com um garfo húmido, pressionar levemente para dar a forma de biscoito. Repetir este processo até a massa terminar, sempre deixando espaço entre os futuros biscoitos, evitando assim que se colem uns nos outros.
Colocar em cima de cada biscoito o pedaço de figo, pressionando levemente.
Levar o tabuleiro ao forno a 180 graus, durante 20 minutos. Quando estejam dourados, retirar do forno e coloca-los num parto para arrefecerem.


Esta receita dá para 5 deliciosos biscoitos =)


Sem comentários:

Enviar um comentário