domingo, 5 de fevereiro de 2012

Salada de tofu fumado e abacate



Há aqueles pratos que me fazem sentir especial. Aqueles pratos bonitos, coloridos, saborosos, com tudo o que é necessário e ainda por cima, saudáveis! Aqueles pratos em que nos dão vontade de passar a ter uma vida mais sã, com mais exercício, com mais sol e que nos fazem sentir melhor connosco mesmos. Aqueles pratos que depois de fazer, pensamos: “num restaurante pagarias uma fortuna!”
Foi o que me aconteceu com esta salada quente. Estava tão orgulhosa que até me dava pena comer...mas ainda bem que a comi, pois estava deliciosa!


Ingredientes:
9 tomates cereja (+/- 100gr.)
1 abacate descascado fatiado
300 gr. de tofu fumado
1 colher de sopa de azeite
Sal grosso, sal fino e pimenta a gosto
azeite de boa qualidade para temperar
sementes de sésamo e salsa picada a gosto

Num prato, cortar o tomate em 4, temperar com sal grosso e reservar por 30 minutos (o sal vai ajudar a libertar o suco do tomate).
Numa taça, misturar 1 colher de sopa de azeite, sal fino e pimenta.
Cortar o tofu em retângulos generosos (com um espessura média) e pincelá-los com a mistura de azeite. Reservar por 30 minutos, para o tofu absorver bem os sabores.
Grelhar o tofu (não é necessário adicionar gordura) até estar dourado de ambos os lados. Reservar. No mesmo grelhador, tostar ligeiramente as sementes de sésamo.
Misturar os tomates (com o respectivo molho que se formou), a salsa, as semente e o abacate, e servir por cima do tofu grelhado.


Esta receita dá para 2 comilões e fica deliciosa no inverno e no verão =)



3 comentários:

  1. Adorei a ideia, ainda não utilizei muitas vezes o tofu fumado, mas grelhado e servido com abacate e salsa deve ser uma delícia ;)

    ResponderEliminar
  2. É um delicia e sabe mesmo bem nos dias de sol que se avizinham! Eu confesso que prefiro o seitan ao tofu, por isso, quando como tofu, quase sempre compro fumado porque dá um saborzinho especial. Mas tofu normal, sempre que seja do compacto, também deve ficar bom =)

    ResponderEliminar