sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Esparguete alla carbonara vegetariano




Ontem foi dia esparguete à carbonara.
Eu sigo-me pela receita original, desde que a minha amiga P., que viveu em Roma, me apresentou a carbonara verdadeira (que para quem não sabe, é um prato típico de Roma). É muuuuuito mais saborosa que aquela que só leva cogumelos e natas! É daqueles pratos tão bons, tão bons, tão bons que ainda me lembro exatamente da altura em que o comi pela primeira vez e já lá vão uns aninhos...
Mas como sempre, inovo! E acabei por fazer uma fusão dos dois, já que prefiro pôr natas em vez de gemas.
È molto buono!!!


Ingredientes:
200gr. de esparguete
½ curgete fina ás rodelas
4 cogumelos frescos fatiados
1 cenoura ralada
1 pacote de natas
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro (sem o veio do meio)
sal, pimenta 5 bagas a gosto
Queijo parmeggiano ralado para decorar

Ferver água com sal numa panela e adicionar o esparguete e sal a gosto. Mexer bem para não pegar e cozinhar até ficar al dente. Escorrer e reservar.
Numa frigideira, dourar os alhos no azeite. Adicionar os cogumelos, as courgettes, o louro e os temperos e cozinhar em fogo baixo até os cogumelos perderem a sua água.
Retirar o louro e adicionar a cenoura, envolvendo bem e cozinhar por 2 minutos. Adicionar as natas e deixar engrossar.
Juntar o esparguete ás natas e envolver bem, cozinhando por mais uns minutos para os sabores se misturarem.
Servir com queijo parmeggiano por cima.


Esta receita dá para 2 comilões =)




Sem comentários:

Enviar um comentário