segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tortilha de courgette e cogumelos




Quando emigramos, não só trazemos as nossas tradições e costumes connosco, como ganhamos uns extra. Um deles foi a tortilha!
Os espanhóis fazem tortilhas impecáveis, está-lhes no sangue. Não deixam pegar, conseguem dar a difícil volta sem deixar cair e não sujam as paredes da cozinha com ovo.
Nós por cá, depois de algumas tortilhas passarem a ser ovos mexidos, lá apanhámos a técnica. Digo nós, porque a especialidade é do homem cá de casa. Eu cá, continuo só a conseguir fazer ovos mexidos...

Ingredientes:
¼ courgette pequena laminada
6 ovos
2 taças de café de leite
7 cogumelos frescos laminados
¼ alho francês fino picado
1 colher sopa azeite
sal, pimenta e noz moscada a gosto
1 noz pequena de margarina (opcional)

Numa frigideira antiaderente, saltear os cogumelos, a courgette e alho-francês em azeite e temperar. Reservar.
À parte, bater os ovos e o leite.
Na mesma frigideira utilizada para os legumes, derreter a margarina para ficar bem antiaderente (se for uma boa frigideira, pode-se saltar este passo). Com o lume baixo, verter metade da mistura dos ovos e leite e deixar cozinhar, sem mexer.
Quando ganhar consistência, acrescentar os legumes e o resto dos ovos. Quando o ovo estiver quase todo cozinhado, virar com a ajuda de um prato (tapar a frigideira com um prato e com um gesto rápido, virar de modo a que o prato fique por baixo). Voltar a pôr a tortilha na frigideira, desta vez a parte menos cozinhada para baixo.
Cozinhar até que esteja solta e douradinha.
Servir com uma salada.


Esta receita dá para 2 gulosos =)

Sem comentários:

Enviar um comentário