quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tofu à Brás


O meu tofu à brás não tem nada a ver com o tradicional bacalhau à brás. Um dia destes, tenho que me aventurar naquelas tentativas de tentar que um prato que não leva bacalhau saiba a bacalhau, mas por enquanto, contento-me com esta receita que é igualmente deliciosa.
Inicialmente, era para ser algo parecido com a receita original, apenas substituindo o bacalhau pelo tofu, mas depois fui acrescentando, acrescentando, acrescentando e deu nisto.
Cá em casa, não somos os maiores fãs de tofu. Talvez porque não tem um sabor especifico, talvez porque não o saibamos cozinhar da maneira corecta... mas gostamos e já foi aprovada pelo grande e maior apreciador de carnes: o meu pai!


Ingredientes:
1 pacote de tofu fumado duro (275gr.)
2 batatas grandes em palitos fininhos e posteriormente fritas (quem
quiser pode usar as tradicionais batatas fritas palha, mas por estranho que pareça, são impossíveis de encontrar por Barcelona)
3 cenouras picadas
½ alho francês fino aos palitos
½ curgete aos pedaços
½ pimento vermelho fatiado
1 lata de milho cozido pequena
4 cogumelos frescos laminados
4 ovos
1 taça de café de leite
2 colher de sopa de azeite
sal, pimenta e sementes de coentros picadas a gosto
coentros frescos picados para decorar

Envolver o tofu com um pano seco e limpo e pôr um peso em cima. Deixar pelo menos meia hora, para o tofu drenar bem. Cortar em pedacinhos.
Num wook, refogar o alho-francês no azeite até ficar douradinho. Acrescentar a cenoura e o pimento, temperar a gosto e cozinhar por 3 minutos em lume médio. Em seguida, adicionar a curgete, os cogumelos e o tofu envolvendo bem.
É possível que os legumes comecem a ficar secos porque o tofu tem tendência a absorver qualquer liquido. Se isso acontecer, basta juntar um bocadinho de água (só um bocadinho...menos é mais!).
Quando os cogumelos estiverem tenrinhos, juntar o milho e deixar cozinhar por mais 3 minutos. Retificar temperos se necessário.
À parte, bater os ovos juntamente com o leite (ajuda a dar volumo e suavidade). Com o lume baixo, juntar no wook as batatas e os ovos batidos. Mexer para envolver bem até os ovos estarem cozinhados.
Decorar com coentros.


Esta receita dá para 4 gulosos =)

Sem comentários:

Enviar um comentário